Porquê recordar o Académico de Viseu ?

Este site nasce para recordar a já longa história de vida do clube mais representativo da cidade de Viseu, e da Beira Alta, o ACADÉMICO DE VISEU. Uma equipa de futebol que espalhou magia pelos campos de futebol do nosso país...


Para este trabalho ser continuo, contaremos com a ajuda de todos, e pedimos desde já a colaboração de todos quantos tenham matéria relacionada com o clube. Contamos com a ajuda de todos, através do envio de textos e fotos do nosso Clube Académico de Futebol.

Email: cafviseu@gmail.com

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Época 1989/90

O treinador foi o Álvaro Carolino, já falecido. Foi uma boa época do Académico, que permitiu participar pela 1ª vez na 1ª edição da Liga de Honra. Tempos áureos.
Destacam-se o também falecido e saudoso João Manuel, e ainda o capitão Zé Duarte.

Época 1988/89 - 1ª Divisão




Época 1987/88 - subida á 1ª Divisão

Decorria a época 87/88, quando o Académico de Carlos Alhinho deu "show de bola", e subimos pela ultima vez á 1ª divisão.
Equipa:
Cima: Quim, Morgado, Carlos Manuel, Delgado, Kappa, Sardinha
Baixo: Abel, Joao Luis, Rui Madeira, Cruz, Leal.

Época 1979/80 - 1ª Divisão






Basto

Plantel da época 1977/78 - 1ª Subida á 1ª divisao.

Em Cima da esquerda para a direita:
Pedro Paulo, Gomes, Penteado, Chico Santos, Maia, Toyobe
Em Baixo:
Braga, Eduardito, Pelézinho, Basto, Albasini

Esta equipa subiu pela 1ª vez á 1ª Divisão!


Dizia... José Madeira em 18 de Julho de 1978.

" Eu, como quaisquer Viseense que se prese, senti a subida da Académico com muita emoção.

Emoção pela qual não pude deixar de ser atingido, talvez até de uma maneira especial porque vivi muita hora má e lembro-me de todos aqueles que aguentaram as horas más, porque nas boas é fácil, aparece sempre muita gente.

Nestes anos todos para chegar a este momento,lembro-me daqueles que já cá não estão, lembro-me das pessoas que de qualquer forma contribuiram muito para isto, pois eu sou dos que acredito que todos que vestem um dia uma camisola do académico ou o dirigiram, o ideal era levá-lo sempre mais longe.

As coisas é que não se proporcionaram. Atingiu-se agora e estão de parabéns os dirigentes, a cidade e até o atletismo que poderá vir a ser contemplado com qualquer coisa... "