Porquê recordar o Académico de Viseu ?

Este site nasce para recordar a já longa história de vida do clube mais representativo da cidade de Viseu, e da Beira Alta, o ACADÉMICO DE VISEU. Uma equipa de futebol que espalhou magia pelos campos de futebol do nosso país...


Para este trabalho ser continuo, contaremos com a ajuda de todos, e pedimos desde já a colaboração de todos quantos tenham matéria relacionada com o clube. Contamos com a ajuda de todos, através do envio de textos e fotos do nosso Clube Académico de Futebol.

Email: cafviseu@gmail.com

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Os Estatutos do Clube

O ano de 1917 foi o da fundação do Clube Académico de Futebol (Académico de Viseu) segundo consta nestes Estatutos aprovados em 1961:

"Capítulo Primeiro
Artº 1º -

O Clube Académico de Futebol, também designado pelas iniciais C.A.F., é uma associação desportiva, fundada em 1917, que se rege pelos presentes estatutos."
(…)
Esta data terá sido muito pouco rigorosa, não é referido o dia nem o mês e serviu basicamente para legalizar o clube. Esta condição era necessária para poder participar na nas competições organizadas pela Associação de Futebol de Viseu à data designada por Federação Desportiva de Viseu. Aliás o Clube Académico de Futebol foi convidado a participar na fundação da federação e não se fez representar, em 15 de Outubro de 1926, no acto formal da fundação que foi presidido por Francisco de Almeida Moreira. De mesmo modo o Sport Ribeira Viriato não compareceu. Estiveram representados os seguintes clubes: Grupo União de Futebol - Francisco Lopes dos Santos, Sport Lisboa e Viseu - Jaime do Couto Moreira, Lusitano Futebol Clube - Manuel do Sacramento, Sporting Clube de Viseu - Joaquim Pereira Correia e Futebol Clube do Porto e Viseu - António de Pina.

( Informação retirada de pesquisas na internet )

Sem comentários:

Enviar um comentário